Materiais e Cuidados

Todos os produtos da filigrana portuguesa terão duas marcas: a marca do fabricante e a marca da Contrastaria (reconhecida pelo Estado Português e pela Associação Internacional de Contrastarias www.theiaao.com/portugal). Estas duas marcas garantem a autenticidade de todos os nossos artigos.

As nossas peças poderão ser em prata, prata banhada a ouro, ouro de 9 kilates e ouro de 19 kilates. Todas elas terão as duas marcas (a do fabricante e a da Contrastaria). Para identificar facilmente os contrastes na sua peça poderá utilizar uma lupa. Abaixo poderá ver os símbolos que deverão estar presentes na sua peça se for prata (925 com a águia), ouro de 9 kilates (375 com a andorinha) e, finalmente, ouro de 19 kilates (800 com o veado).

Para qualquer informação adicional sinta-se completamente à vontade para nos contactar. Se pretender verificar a autenticidade das suas peças poderá submetê-las a uma Contrastaria em Portugal ou no estrangeiro.

O que significa o valor 925 (prata), 375 (ouro 9 kilates) e 800 (ouro 19 kilates) no símbolo da Contrastaria?

Significa que existem 925, 325 ou 800 partes de material precioso em 1000 gramas de metal ou, explicando de outra forma, 92,5% é prata pura, 37,5% ou 80% é ouro puro e o restante é uma liga de outros metais. Poderá ver todas as diferentes marcas ou punções existentes aqui. Poderá também consultar as cotações atualizadas da prata e ouro www.aorp.pt/quotes.

Ouro Português apresenta o toque de 19,2 kilates e é a liga com o teor mais elevado de ouro da Europa, bem como um dos mais elevados do mundo, apenas suplantado por alguns países árabes que ainda trabalham o ouro puro.

 

Cuidados a ter com as suas peças em prata e ouro

A prata é um metal sensível à humidade, calor, agentes químicos e poluição do ar entre outros factores. O processo de escurecimento também designado por oxidação pode levar a uma alteração da cor original. Por favor tenha em consideração que uma alteração na cor das suas peças não significa alterações na qualidade das mesmas.

Siga as instruções abaixo para manter a sua peça maravilhosa (sempre!):

  • Guarde a sua peça numa caixa individual, em veludo ou seda. Poderá utilizar a nossa embalagem para o fazer; Assim existe uma menor probabilidade de haver acidentes;
  • Quando quiser dar um novo brilho à sua peça apenas o poderá fazer caso tenha a certeza que a peça não tem qualquer tipo de banho (banho de ródio ou banho de ouro). Neste caso poderá usar produtos específicos de limpeza de prata/ouro seguindo cuidadosamente as instruções presentes no rótulo. Caso a peça tenha um banho de ouro ou banho de ródio por favor contacte-nos que daremos gratuitamente o banho;
  • E guardamos para o fim o melhor…uma garantia dos nossos produtos simples e directa.
  • À primeira vista poderão parecer produtos frágeis mas são peças robustas e que, com o devido carinho permanecerão perfeitas durante um longo período de tempo.

  • 1 ano de garantia para defeitos de produção*;
  • A Filigrana Portuguesa oferece durante 2 anos (a partir da data de aquisição da peça) a manutenção da sua peça, cobrindo serviços de galvanização (banhos)
  • *A Garantia da Filigrana Portuguesa é válida por 1 ano e cobre eventuais defeitos que se refiram a aspetos técnicos de fabricação e/ou dos materiais envolvidos. Excluem-se da garantia avarias decorrentes de quedas, uso inadequado, acidentes de qualquer natureza e contato com agentes químicos que possam causar danos aos materiais da sua peça. Na impossibilidade de reparar a peça dentro das condições de garantia, outra igual ou similar de mesmo valor será fornecida sem qualquer acréscimo.